• WhatsApp
Imprimir
PDF

Novo uso em área protegida volta à pauta na quarta

O presidente da Comissão de Legislação, Maurício Peixer (PR), convocou reunião extraordinária para esta quarta-feira (15), às 16h, para discutir três projetos de lei. Entre eles está o projeto de lei complementar nº 11/2018, no qual a Prefeitura pede autorização para permitir alterações em áreas de proteção urbana, rebaixadas da cota 40 por atividade de terraplenagem e/ou mineração. Uma emenda de James Schroeder (PDT) sugere cobrar pela mudança.
Imprimir
PDF

Secretarias explicarão veto a mais transparência em obras de galerias pluviais

Comissão de LegislaçãoA Comissão de Legislação vai analisar na próxima segunda-feira (20) o veto do prefeito Udo Döhler (MDB) ao projeto de lei que obriga a divulgação no Portal da Transparência da Prefeitura de dados referentes a obras em galerias para águas de chuva. Representantes das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Comunicação (Secom) serão convidados a explicar os motivos que as levaram à recomendação do veto.

Imprimir
PDF

Agenda de 13 a 15 de agosto

Agenda da Semana

Veja os eventos programados para a semana que vem na Câmara de Joinville. As pautas das comissões estarão disponíveis na aba "consultas" do site.
Imprimir
PDF

Aprovados dias dos Pais e Mães obrigatórios nas escolas

Foi aprovado na sessão desta quarta-feira (8), por unanimidade, em dois turnos, o projeto de lei que institui os dias dos Pais, no próximo domingo, e das Mães, em maio, no calendário oficial de Joinville e obriga a comemoração dessas datas nas escolas e Centros de Educação Infantis (CEIs) municipais. Caberá à Prefeitura organizar os eventos nas escolas, conforme o texto, que ainda precisa da sanção do prefeito para virar lei.
Imprimir
PDF

Finanças aprova revisão do PPA

O PPA é uma lei que define orientações gerais para o orçamento do município, prevendo as metas para quatro anos, e o atual (Lei 8.449/2017) abrange o período entre 2018 e 2021. A maior parte da revisão foi motivada por alterações na estrutura de secretarias da Prefeitura.
Imprimir
PDF

Trânsito e regularização fundiária em Urbanismo

Comissão de UrbanismoA Comissão de Urbanismo agendou debates para as próximas duas semanas. Regularização fundiária e trânsito são os temas. Na reunião da próxima terça-feira (14), questões de regularização fundiária do Loteamento Teresópolis, no Guanabara, deverão ser debatidas às 15h. Outras duas reuniões já ocorreram neste ano com pedidos de regularização no bairro Fátima, com o agravante de notificações de despejo.

Imprimir
PDF

Comissão concorda com cadastro de cães perigosos

Comissão de UrbanismoDois cadastros públicos relacionados à proteção animal foram aprovados nesta terça-feira (7) pela Comissão de Urbanismo. Um dos cadastros, previsto no PLC 8/2018, tem caráter público e vai relacionar pessoas e instituições que trabalham com proteção de animais, incluindo endereços e contatos. O segundo cadastro, do PLC 87/2017, é o de cães considerados perigosos. Ambos os cadastros deverão ser mantidos e atualizados pela Prefeitura e as propostas são da vereadora Tânia Larson (Solidariedade).

Imprimir
PDF

Projeto do Dia dos Pais e das Mães passa em Legislação

Por Sidney Azevedo.

Comissão de LegislaçãoA Comissão de Legislação aprovou nesta segunda-feira (6) parecer favorável à obrigatoriedade da comemoração dos dias das Mães e dos Pais em unidades da rede pública municipal de ensino. O Projeto de Lei 88/2018 foi debatido em audiência pública com mais de 150 participantes antes do recesso da CVJ. A proposta ainda será debatida nesta terça (7), em reunião extraordinária de Cidadania, às 16h.

Imprimir
PDF

Suplente assume vaga do PSB

Zermiani exerce a vereança até 7 de outubroChico Zermiani (PSB) tomou posse como vereador na sessão desta segunda-feira (6). Ele é o segundo suplente da vaga ocupada por Rodrigo Coelho, do mesmo partido, que licenciou-se até 7 de outubro para tratar de assuntos pessoais. O novo vereador é empresário, tem 58 anos, mora no bairro Vila Nova, e teve pouco mais de três mil votos nas eleições de 2016.

Imprimir
PDF

Autor diz que emenda ao PLC 11 é “salvaguarda à exploração desenfreada”

Mapa da mineração na zona urbana de JoinvilleA emenda que sugere cobrança pela permissão de novos usos de terrenos em área de proteção que deixaram a cota 40, sugerida por James Schroeder (PDT) no Projeto de Lei Complementar de nº 11/2018, da Prefeitura, passou por audiência pública ontem. O vereador disse que a emenda, que também modificaria o Plano Diretor, é uma forma de “repartir com a sociedade” a possível valorização dos terrenos urbanos que ficam em Área Urbana de Proteção Ambiental (Aupa).

Imprimir
PDF

Suplentes tomam posse para substituir vereadores licenciados

Suplentes tomam posseCassiano Gonçalves Ucker (PTB) e Henrique Ludwigo Deckmann (MDB) (foto), e Iracema Bento (PSB), mais conhecida como Iracema do Retalho, foram empossados na sessão desta quarta-feira (1º). O PSDB deve abrir vaga para um novo suplente. Na Comissão de Finanças, houve troca de presidente.

Imprimir
PDF

Cidadania discute violência e exploração financeira de idosos

A Comissão de Cidadania debateu hoje com representantes do Conselho Municipal dos Direitos (Comdi) e da Secretaria de Assistência Social (SAS) a violência contra idosos em Joinville. Houve relatos de agressões física e psicológica e de exploração financeira dessa faixa da população, cuja expectativa de vida é crescente. A comissão vai pedir ao Ministério Público para participar de visitas às instituições de longa permanência para idosos, as chamadas ILPIs, junto com o conselho. A intenção é saber se há situações de violência ou irregularidades nesses lugares.

Imprimir
PDF

Suplentes tomam posse na sessão desta quarta (1º)

A sessão desta quarta, dia 1º, retorno do recesso, terá posse de dois suplentes, até o momento. Henrique Ludwigo Deckmann (MDB) substituirá Rodrigo Fachini, do mesmo partido. Já Cassiano Gonçalves Ucker (PTB) ocupará a vaga de Ana Rita Negrini Hermes (PROS). As informações são do Suporte Legislativo da Câmara.

Imprimir
PDF

Marcada audiência sobre 10 PLs de criação de datas comemorativas e eventos

No dia 7 de agosto, às 19h30, a Comissão de Legislação vai fazer uma audiência pública para ouvir a opinião do joinvilense sobre 10 projetos de leis que propõem a criação de datas comemorativas e eventos em nossa cidade. A audiência é uma exigência da legislação municipal. Depois disso, os projetos tramitarão nas comissões técnicas, para então serem votados em Plenário.

Imprimir
PDF

Prefeito veta informação na internet sobre obras em galerias pluviais

O prefeito Udo Döhler vetou o projeto que obriga a divulgação no Portal da Transparência da Prefeitura de informações detalhadas de obras em galerias de água da chuva (PLO 48/2018). Um dos argumentos é que o projeto de lei cria “complexidade operacional” e “custos desconhecidos” à administração pública municipal. O veto total à proposta, aprovada no mês passado, foi protocolado na última segunda-feira.

Imprimir
PDF

Reajuste de 1,69% a servidores da Prefeitura é aprovado

O reajuste dos servidores da Prefeitura foi aprovado pelo Plenário da Câmara nesta terça-feira (17), último dia antes do recesso parlamentar de julho. O texto também aumenta o vale-alimentação e abona descontos por dias em greve, além de estender licenças a servidores temporários e gratificações a agentes de saúde, entre outros pontos.
Imprimir
PDF

Aprovado projeto que muda lei do rotativo

A Câmara de Joinville aprovou nesta terça-feira (17), com voto contrário de Maurício Peixer (PR), o projeto de lei de autoria da Prefeitura que pretende fazer alterações na Lei Complementar 252, de janeiro de 2016, que instituiu o estacionamento rotativo no município. O Projeto de Lei Complementar 32/2018 determina que os motoristas que estacionarem em desacordo com o regulamento do estacionamento rotativo estariam submetidos às penalidades previstas no Código Brasileiro de Trânsito.
Imprimir
PDF

Gestão de Pessoas muda projeto para aprovar reajuste antes do recesso

Foram retirados parágrafos que excluíam do reajuste servidores inativos do Regime Geral de Previdência e que modificavam a tabela do magistério. Esses pontos devem ser discutidos depois do recesso. O PLC 34/2018 volta ao debate nesta terça, nas comissões, com reposição inflacionária de 1,69%, retroativa a maio, e outras mudanças.

Imprimir
PDF

Pedido de vistas adia votação de mudanças na lei do rotativo

O vereador Maurício Peixer (PR) pediu mais 24 horas para analisar o projeto que faz mudanças na lei do estacionamento rotativo (pedido de vistas), em reunião conjunta das comissões, nesta segunda (16). Uma das propostas da prefeitura no Projeto de Lei Complementar 32/2018 é acabar com a possibilidade de evitar multas de trânsito com o pagamento de uma tarifa de irregularidade.

Imprimir
PDF

Agenda da CVJ entre 16 e 17 de julho

Agenda da semanaVeja os eventos programados para segunda e terça da próxima semana na Câmara de Joinville. Na quarta-feira (18) começa o recesso parlamentar, conforme previsto no Regimento Interno. As sessões e comissões técnicas serão retomadas no dia 1º de agosto, mas o expediente da Câmara segue normalmente, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Imprimir
PDF

Moradores do Fátima tentam evitar despejo de área de proteção ambiental

Moradores do Fátima tentam evitar despejo de área de proteção ambientalA Comissão de Urbanismo se reuniu hoje para debater ordens de demolição de casas construídas em áreas próximas a margens de rios do bairro Fátima. Os imóveis foram notificados por desrespeitarem a distância mínima de 30 metros. Porém, conforme o novo Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012), há um limite para que a ocupação com construções em área urbana fique distante em um mínimo de 15 metros das margens.

Imprimir
PDF

Agenda: a CVJ entre 9 e 13 de julho

Agenda da SemanaVeja os eventos programados para a semana de 9 a 13 de julho na Câmara de Joinville. Destaque para Audiência Pública sobre projeto de lei que pretende instituir no calendário oficial de Joinville o Dia das Mães e o Dia dos Pais, na quarta, às 19h30.

Imprimir
PDF

Brasil na Copa: CVJ das 8h às 14h

A Câmara de Joinville terá expediente das 8h às 14h nesta sexta-feira, dia 6, dia de jogo da seleção brasileira na Copa da Rússia. A mudança é autorizada pela Resolução 55/18. A resolução também permite mudanças de horários nos próximos jogos do time brasileiro, na medida em que ele for avançando na competição. Às 9h30, a Comissão de Urbanismo faz uma visita técnica à fábrica de tubos da Prefeitura, na Estrada Ananburgo, 2.085, em Pirabeiraba.

Imprimir
PDF

Confira imagens da sessão especial do mês de julho

Sessão especialA Câmara de Joinville fez nesta quarta-feira sessão especial para celebrar aniversários do 62º Batalhão de Infantaria, da Rádio Colon, da 2ª Companhia de Polícia Ambiental do 1º Batalhão de Polícia Ambiental e de lojas da família Giacomelli.

Imprimir
PDF

Saúde cobra solução para retornos no São José

Comissão de SaúdeA Comissão de Saúde recebeu hoje representantes da Secretaria de Saúde para debater as queixas de pacientes com dificuldades para marcar consultas de retorno no Hospital Municipal São José. De acordo com o vereador Adilson Girardi (Solidariedade), eles reclamam que muitas vezes não conseguem agendar uma nova data para rever o médico especialista.

Imprimir
PDF

Sessão de homenagens nesta quarta

Sessão especialA Câmara de Joinville faz nesta quarta-feira, dia 4, sessão especial para celebrar aniversários do 62º Batalhão de Infantaria, da Rádio Colon, da 2ª Companhia de Polícia Ambiental do 1º Batalhão de Polícia Ambiental e de lojas da família Giacomelli. A homenagem, proposta por quatro vereadores, será às 19h30, no plenário, com exibição ao vivo em youtube.com/cvjtv.

Imprimir
PDF

Veríssimo estende sua honraria à imprensa local

Materia com galeria de imagens

Sessão soleneO jornalista Luiz Veríssimo recebeu o título de Cidadão Honorário de Joinville ontem, em sessão solene com a presença familares, amigos e colegas de profissão. Em Joinville há 40 anos, o colunista político atuou em jornal, TV, rádio e na Câmara de Vereadores de Joinville.

Imprimir
PDF

Veja os finalistas do Prêmio Jovem Autor 2018

Prêmio Jovem Autor 2018A Escola do Legislativo divulgou hoje os nomes dos finalistas do Prêmio Jovem Autor 2018. Os vencedores das cinco categorias serão conhecidos em cerimônia solene no dia 8 de novembro. Neste ano, mais de 11 mil estudantes de 86 escolas participaram do concurso de redação e desenho da Câmara de Vereadores de Joinville.

Imprimir
PDF

Igrejas: CNPJ da matriz para a filial em discussão

A Comissão de Legislação aprovou hoje o Projeto de Lei Complementar nº 29/2018, que pretende alterar o Código de Posturas de Joinville para que as filiais de igrejas e templos religiosos possam apresentar o CNPJ da matriz na obtenção de licenças e alvarás na Prefeitura.

Imprimir
PDF

Secretaria, delegacia e juizado especiais a mulher

Matéria com vídeo e galeria de imagens

Audiência públicaAs mulheres de Joinville apresentaram três reivindicações principais na audiência pública desta quinta-feira, dia 28: a criação de uma secretaria municipal da mulher, de uma delegacia especializada em atendimento a mulheres e a criação de um juizado especializado em decisões relacionadas a violência doméstica e familiar. O encontro, destinado a pensar meios de diminuir a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher, contou com a participação de mais de 50 pessoas.

Imprimir
PDF

Mudou para melhor: novo sistema de Ouvidoria

e-Ouv MunicípiosA partir de hoje, a Ouvidoria da Câmara está funcionando com o novo sistema e-Ouv, desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-geral da União. A plataforma web gratuita foi criada para que todos os órgãos públicos possam ter um canal padrão de recebimento, análise e resposta das manifestações dos cidadãos.

Imprimir
PDF

Agenda: a CVJ entre 2 e 6 de julho

Agenda da semanaVeja os eventos programados para a semana de 2 a 6 de julho na Câmara de Joinville. Na segunda-feira, dia 2, em função do jogo da seleção brasileira na Copa da Rússia, o expediente será das 14h às 20h, mas as comissões e sessão não sofrerão alteração no horário.

Imprimir
PDF

Comissão aprova contas municipais de 2015

Comissão de FinançasA Comissão de Finanças aprovou ontem o parecer do vereador Rodrigo Fachini (MDB) que recomenda a aprovação das contas municipais de 2015. Essas contas abrangem todas secretarias, fundações e autarquias da Prefeitura, bem como a Câmara de Vereadores.

Imprimir
PDF

Só falta a sanção para as gratificações do São José

Sessão ordináriaOs vereadores aprovaram hoje, após discussões em Plenário, o projeto de lei que regulariza valores pagos a servidores em funções gratificadas no Hospital Municipal São José (PL 5/2018). Quando sancionado pelo prefeito Udo Döhler, redefinirá valores de 13 gratificações para líderes de áreas médicas e para duas de responsabilidades técnicas na farmácia e nas análises clínicas.

Imprimir
PDF

Prefeitura e comerciantes não se entendem sobre trânsito no Costa e Silva

Comissão de UrbanismoUm debate na Comissão de Urbanismo sobre a situação do trânsito no encontro das ruas Almirante Jaceguay e Codornas, no bairro Costa e Silva, rendeu a sugestão de, pelo menos, seis soluções. A maior divergência na reunião foi em torno da proposta da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), de fazer o trânsito ser de mão única nas ruas Araquã e Inambu, no sentido Centro-bairro. Comerciantes não querem desse jeito; estão preocupados com eventual perda de clientes.

Imprimir
PDF

Errata: castração fora da pauta de Finanças

Cachorro de ruaO projeto que estende a todos os joinvilenses o direito de castrar cães e gatos foi tirado da pauta da reunião da Comissão de Finanças marcada para esta quarta-feira, dia 27, porque o relator Natanael Jordão, do PSDB, não participará da reunião. Ele já justificou a ausência. A reunião será às 9h, em virtude do jogo do Brasil na Copa.

Imprimir
PDF

Compliance avança na Comissão de Legislação

Comissão de LegislaçãoA Comissão de Legislação aprovou ontem parecer favorável a projetos que preveem a criação de programas de integridade (compliance, como é mais conhecido no universo da administração) de empresas que mantenham relações com o governo por meio de contratos diversos, de licitações a convênios.

Imprimir
PDF

Nova lei de ouvidorias favorece cidadãos

e-Ouv MunicípiosFoi lançada ontem, em Brasília (DF), a regulamentação do Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos (Lei Federal 13.460, de 2017). A nova legislação, em vigor desde a última sexta-feira, fortalece os direitos do cidadão que precisa obter informações no serviço público.

Imprimir
PDF

Projeto que regulariza gratificações do Hospital São José passa em Finanças

Comissão de Finanças

A Comissão de Finanças aprovou hoje, em reunião extraordinária, parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar nº 5/2018, da Prefeitura, que regulariza e atualiza valores pagos a servidores em funções gratificadas no Hospital Municipal São José. Os pareceres do projeto tiveram votos contrários de vereadores do PSB, na reunião de hoje, e em Legislação, na semana passada.

Imprimir
PDF

Motoristas não querem punições na lei dos apps

Comissões de Legislação e de Urbanismo

Motoristas que operam por aplicativos de celular, como o Uber, lotaram o plenarinho da Câmara hoje, durante reunião das comissões de Legislação e de Urbanismo, contra a possibilidade de a Prefeitura estabelecer infrações e penalidades por meio de decreto, em um código disciplinar. A proposta consta no Projeto de Lei nº 104/2018, de autoria da Prefeitura, que muda a Lei Municipal nº 8467/2017, para adequá-la à legislação federal.

Imprimir
PDF

Agenda: a CVJ entre 25 e 29 de junho

Agenda da Semana

Veja os eventos programados para a semana de 25 a 29 de junho na Câmara de Joinville. Destaque para a audiência pública na quinta-feira, dia 28, que vai debater meios de diminuir a violência contra a mulher e abrir o diálogo sobre igualdade de gênero. Lembrando que Câmara de Joinville terá expediente das 8h às 14h na quarta-feira, dia 27, em função do jogo da seleção brasileira na Copa da Rússia.

Imprimir
PDF

Audiência pública dia 28: violência contra a mulher

Audiência pública sobre Gênero e Violência Contra a Mulher

A cada dia, duas mulheres foram vítimas de violência doméstica em Joinville, em média, até abril deste ano. Os 292 casos representaram 43,6% dos crimes de lesão corporal na cidade, segundo relatório da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC). Para debater meios de diminuir a violência e abrir o diálogo sobre igualdade de gênero, será realizada na próxima quinta-feira, dia 28, às 19h, uma audiência pública no Plenário da Câmara.

Imprimir
PDF

Expediente será das 8h às 14h nesta quarta-feira

A Câmara de Joinville terá expediente das 8h às 14h, nesta quarta-feira, dia 27, quando a seleção brasileira joga contra a seleção da Sérvia na Copa da Rússia. A sessão ordinária está marcada para as 10h, depois das reuniões ordinárias das comissões, que começam a partir das 8h. A mudança foi autorizada pela Resolução nº 55/18. Ela também permite mudanças de horários nos próximos jogos, na medida em que o time brasileiro for passando de fase. Nestes casos, se a partida for depois das 11h, o expediente será das 14h às 20h. A sessão ordinária será transmitida ao vivo nos canais da CVJ TV no Youtube, site da Câmara e canal 16 da NET. As reuniões de comissões serão exibidas normalmente no site.

 

Imprimir
PDF

Orçamento de 2019 supera a marca dos R$ 3 bilhões

Audiência pública da LDO 2019

“Para facilitar a compreensão, já que estamos em tempo de Copa do Mundo, vamos imaginar uma partida de futebol. As regras do jogo, o que pode e o que não pode, são definidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Já o planejamento do campeonato é o Plano Plurianual. Agora, a partida de futebol, o jogo mesmo, esse é o Orçamento, que é a Lei Orçamentária Anual”. A explicação da função de cada uma das três leis orçamentárias é da diretora-executiva da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), Ana Paula Souza Bernardino de Oliveira.

Imprimir
PDF

CVJ TV apresenta LDO comentada e com espaço para participação do público

A CVJ TV exibe ao vivo nesta quinta, às 14h, a audiência pública da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nas redes sociais, no site e no canal 16 da NET. Depois da audiência, jornalistas da Câmara e a diretora-executiva da Secretaria de Administração e Planejamento, Ana Paula Souza Bernardino, vão continuar ao vivo para explicar o orçamento e tirar dúvidas dos espectadores pelas redes sociais.

Imprimir
PDF

Baixo índice de vacinação contra HPV é preocupante

Comissão de Saúde

Joinville vacinou 5.393 crianças e adolescentes contra HPV, de um total de 20,6 mil, no ano passado. Isso corresponde a apenas 26% da meta de vacinação. As informações da Secretaria Municipal de Saúde foram apresentadas à Comissão de Saúde nesta terça-feira em reunião sobre como estimular a prevenção contra o vírus, que é sexualmente transmissível.

Imprimir
PDF

LDO 2019 sob análise em audiência nesta quinta

Arte LDO

A Prefeitura vais apresentar nesta quinta-feira, dia 21, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019 em audiência pública da Comissão de Finanças, marcada para as 14h no Plenário da Câmara. A LDO estabelece as diretrizes e metas orçamentárias do que já foi incluído anteriormente no Plano Plurianual (PPA).

Imprimir
PDF

Autopista mostra dados sobre ocorrências na 101

Rodovia BR-101

O superintendente da Autopista Litoral Sul, André Bianchini, apresentou na sessão desta segunda-feira, dia 18, dados sobre os atendimentos a usuários da BR-101. A empresa é a concessionária que administra a rodovia. A participação de Bianchini na sessão foi possível a partir de requerimento da vereadora Ana Rita, do PROS.

Imprimir
PDF

Gratificações do São José na pauta de Legislação

Comissão de Legislação

A Comissão de Legislação aprovou nesta segunda-feira, dia 18, o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2018, da Prefeitura, que legaliza e atualiza valores pagos a servidores em funções gratificadas de líder de área médica e de responsabilidades técnicas no Hospital São José. O vereador Rodrigo Coelho, do PSB, votou contra o parecer do vereador Claudio Aragão, do MDB, que recomendou a aprovação.

Imprimir
PDF

Peixer relata PL que muda lei do Uber em Joinville

Comissão de Legislação

O vereador Maurício Peixer (PR), presidente da Comissão de Legislação, foi escolhido nesta segunda, dia 18, relator na comissão do projeto de lei que muda a Lei Municipal nº 8467/17, que regulamenta o uso dos aplicativos de transporte como o Uber. Motoristas acompanharam a reunião. A proposta volta à pauta na próxima segunda-feira.

Imprimir
PDF

Jovens falam na Feira do Livro sobre experiência como vereadores

Feira do Livro de Joinville

Jovens vereadores de Joinville e finalistas do Prêmio Jovem Autor se apresentaram na Feira do Livro nesta quinta-feira (14). Caio Simas, que teve sua ideia debatida na Câmara dos Deputados, no ano passado, disse que aprendeu na Câmara Mirim que “política é um meio de melhorar a vida das pessoas”. O programa da Escola do Legislativo está fazendo 15 anos.

Imprimir
PDF

Agora Sama diz não ter verba para ampliar castrações de cães e gatos

Comissão de Finanças

A Comissão de Finanças recebeu nesta quarta-feira (13) representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) e do Centro de Bem-estar Animal (CBEA) para debater o projeto que dá direito a todo cidadão de castrar seus cães e gatos, com prioridade para alguns casos, como os de animais de rua (PLC 121/2017). O diretor-executivo da Sama, Valdeci Moraes, disse que a secretaria não tem recursos para executar a proposta — o contrário do que afirmou o titular da pasta, Jonas de Medeiros, em março.

Imprimir
PDF

Comissão discute como coibir coleta clandestina e garantir estoque de cooperativas

Comissão de Urbanismo

A Comissão de Urbanismo debateu nesta terça-feira (12) denúncia de coleta clandestina de lixo reciclável em Joinville. Caminhões não autorizados estariam recolhendo os resíduos antes dos veículos da Ambiental, a prestadora do serviço paga pelo contribuinte. A ação deles, somada à pouca separação do lixo nas residências, diminuiu os estoques de materiais das cooperativas de reciclagem.

Imprimir
PDF

Aprovado o fim de doação de área para uso público em parcelamento rural

Sessão ordinária

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (11) o Projeto de Lei Complementar nº 5/2018, que dispensa parcelamentos de terrenos na zona rural de destinarem 22% da área a espaços verdes e a equipamentos públicos como praças, unidades de saúde e escolas. Também passou em 1º turno o projeto que obriga a Prefeitura a publicar na internet informações de obras de galerias coletoras de água da chuva.

Imprimir
PDF

Dias das Mães e dos Pais nas escolas recebem apoio em Legislação

Comissão de LegislaçãoLegislação debateu nesta segunda-feira (11) o Projeto de Lei nº 88/2018, que institui no calendário oficial de Joinville o Dia das Mães e o Dia dos Pais, e determina sua comemoração na rede pública municipal de ensino. Ele foi apresentado depois que Centros de Educação Infantil trocaram, no mês passado, o Dia das Mães pelo Dia da Família.
Imprimir
PDF

Agenda: a Câmara entre 11 e 15 de junho

Agenda da Semana

Veja os eventos programados para a semana de 11 a 15 de junho na CVJ, com destaque para debate sobre lixo reciclável, na terça, dia 12, em Urbanismo. A comissão segue no tema, com fiscalização do aterro sanitário, agendada para a semana seguinte. Na segunda, dia 11, tem a primeira discussão de projeto que cria os dias das mães e dos pais nas escolas e no calendário do município. As sessões ordinárias ocorrem de segunda a quarta, das 17h às 19h, no Plenário.

Imprimir
PDF

Rua Conselheiro Arp agora é 100% faixa viária; veja características deste zoneamento

Rua Conselheiro Arp

Um novo zoneamento, o de faixa viária, passou a valer para o trecho final da Rua Conselheiro Arp, no bairro América, nesta semana. Agora, a faixa, que antes acabava na Rua Timbó, ficou 135 metros mais longa, cobrindo a rua até o entroncamento com a Frederico Hübner. Os moradores daquela rua poderão ter o que muitos têm pedido: a possibilidade de receber um número maior de atividades econômicas e também um maior potencial construtivo.

Imprimir
PDF

Urbanismo aprova desobrigação de doar terras para uso público na área rural

Comissão de Urbanismo

A Comissão de Urbanismo aprovou hoje, em reunião extraordinária, o PLC 5/2018, que dispensa parcelamentos de terrenos na zona rural de destinarem uma parte da área a espaços verdes e equipamentos públicos como praças, unidades de saúde e escolas. Ele também tira do município a obrigação de construir infraestrutura básica em parcelamentos quando parte do terreno é destinado a abertura de ruas.

Imprimir
PDF

Urbanismo aprova regulamentação para escritórios virtuais

Urbanismo aprovou texto que regulamenta os escritórios virtuais, que também podem ser alugados para coworking. O PLC 45/2017 ainda terá de ser aprovado nas comissões de Finanças e Economia antes de poder ser apreciado pelo Plenário. Há pelo menos nove empresas desse ramo em Joinville.

Imprimir
PDF

Conselho da Cidade vai avaliar emenda de compensação financeira em morros

Comissões de Legislação e de Urbanismo encaminharam ao Conselho da Cidade a emenda que exige compensação financeira dos proprietários de terrenos em morros de "cota 40" que passem por mineração e tenham zoneamento alterado conforme previsão do PLC 11/2018, de autoria da Prefeitura. Parecer da OAB-Joinville sobre o texto pede estabelecimento de marco temporal.

Imprimir
PDF

Fazenda presta contas do 1º quadrimestre

A arrecadação de R$ 743 milhões entre janeiro e abril deste ano reflete também a arrecadação mais alta com IPTU, que diminui ao longo do ano. O município teve no período uma despesa total de R$ 443 milhões, da qual a mais expressiva é a destinada à saúde. 

Imprimir
PDF

OAB ganha prazo pra avaliar projeto dos morros, que pode incluir compensação

As comissões vão esperar uma semana para a OAB-Joinville analisar o Projeto de Lei Complementar 11/2018, que permite a alteração de zoneamento de morros rebaixados por atividade de mineração. Outra novidade foi a declaração do presidente da Comissão de Legislação de que houve receptividade da base governista à emenda que cria mecanismo de compensação. 

Imprimir
PDF

Mineração é destaque da agenda

Agenda da semanaVeja os eventos programados para a semana do dia 28 na Câmara. Destaque para a discussão do projeto de lei complementar 11/2018, da Prefeitura, que dá incentivos à exploração de morros para urbanização e mineração.

Imprimir
PDF

Câmara aprova nova lei de regularização de imóveis

Projeto que permite a regularização de imóveis construídos em desacordo com a lei de ordenamento passou em 1º turno. O texto substitui as últimas leis de regularização, consideradas inconstitucionais. A proposta, aprovada com emendas, recebeu pareceres favoráveis na tarde de hoje das comissões.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br